Conteúdo Programático

2 de abril de 2018 - 19h às 21h30min
ABERTURA: A solenidade de abertura contará com a presença do:
- Exmo. Corregedor Nacional da Justiça, Ministro João Otávio de Noronha;
- Exmo. Corregedor-Geral da Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Rogério Kanayama;
- Exmo. Presidente do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude, Desembargador Ruy Muggiati;
- Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Paraná – EMAP, Desembargador José Laurindo de Souza Netto;
- Presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude – ABRAMINJ e Juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Dr. Renato Rodovalho Scussel;
- Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná Sérgio Luiz Kreuz.

 

Módulo I - Noções introdutórias sobre a adoção e seus aspectos legais; Atuação do Ministério Público
Palestrantes:
- Luiz Schettini Filho: graduado em Teologia, Psicologia e Filosofia, desenvolve sua atividade profissional em Psicologia Clínica, especialmente na área de psicoterapia de crianças e adolescentes. Autor de vários livros sobre o tema, dedica-se, também, ao acompanhamento psicoterápico de pais e filhos adotivos, com estudos e pesquisas sobre a psicologia da criança adotada;
- Sérgio Luiz Kreuz: Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná e autor do livro “Direito à Convivência Familiar da Criança e do Adolescente: Direitos Fundamentais, Princípios Constitucionais e Alternativas ao Acolhimento Institucional”.

 

4 de abril de 2018 - 19h às 21h
Módulo II - Procedimentos para a adoção e seus efeitos
Palestrantes:
- Ana Carolina Horst: Psicóloga do Núcleo de Apoio às Varas da Infância e da Juventude de Curitiba/PR;
- Tathiane Fukui: Psicóloga do Núcleo de Apoio às Varas da Infância e da Juventude de Curitiba/PR.

 

9 de abril de 2018 - 19h às 21h
Módulo III - A adoção e seu contexto psicossocial; Desenvolvimento da criança e do adolescente
Palestrantes:
- Daniel Jaccoud: Psicólogo do Núcleo de Apoio às Varas da Infância e da Juventude de Curitiba/PR;
- Thais Zanolla: Psicóloga do Núcleo de Apoio às Varas da Infância e da Juventude de Curitiba/PR.

 

11 de abril de 2018 - 19h às 21h

Módulo IV - Reflexos da adoção nas esferas sociais; Características da criança ou do adolescente disponível à adoção.
Palestrantes:
- Amélia Reiko Jojima: Assistente Social da Equipe Multidisciplinar da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Paraná;
- Liselis Izar: Assistente Social da Equipe Multidisciplinar da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Paraná;
- Denise de Araújo Vosnika: Psicóloga da Equipe Multidisciplinar da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Paraná.

 

16 de abril de 2018 - 19h às 21h
Módulo V - Grupos de apoio à adoção; Complexos da motivação
Palestrantes:
- Sara Vargas: Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção;
- Hália Pauliv de Souza: Mãe e avó pela via adotiva, militante e autora de diversos livros sobre adoção e sexualidade.

 

18 de abril de 2018 - 19h às 21h
Módulo VI - Pais – Autoconhecimento; Reflexões acerca da desistência da adoção
Palestrantes:
- Hália Pauliv de Souza: Mãe e avó pela via adotiva, militante e autora de diversos livros sobre adoção e sexualidade;
- Renata Pauliv de Souza Casanova: Psicóloga, Coordenadora da Região Sul da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção;
- Celso Roberto Corrêa – Pai pela via da adoção e membro do Grupo de Apoio Adoção Consciente.

Palestrantes: Hália Pauliv de Souza; Renata Pauliv de Souza Casanova e Celso Roberto Corrêa.

 

Inscrição Pretendentes

insira aqui o seu CPF para cadastrar ou alterar os seus dados

CPF.:

Informações Gerais

A 2ª edição do Encontro de Preparação On-line para Pretendentes à Adoção será realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná e pelo Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude em parceria com a Escola da Magistratura do Paraná, com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção e com a Equipe Técnica do Núcleo Psicossocial de apoio às Varas da Infância e da Juventude de Curitiba. Contará, ainda, com o apoio do Conselho Nacional de Justiça, da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude, da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção e do Grupo de Apoio à Adoção Consciente.

Trata-se se 6 (seis) encontros, cada um com duração de 2 (duas) horas, realizados às segundas e quartas-feiras, entre os dias 2 e 18 de abril de 2018. A transmissão será ao vivo, das 19 (dezenove) às 21 (vinte e uma) horas, cujo sinal será gerado nas dependências da Escola da Magistratura do Paraná. 
Os participantes deverão acompanhar a transmissão no Fórum da Comarca mais próxima de sua residência.

Poderão participar os postulantes que se encontram em processo de habilitação, bem como a rede de apoio do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente (servidores do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Conselho Tutelar, das Instituições de Acolhimento, bem como profissionais da política de assistência social, saúde e educação).

INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ocorrer em duas etapas. Na primeira delas, entre os dias 9 e 17 de março, as Comarcas interessadas na recepção do sinal de transmissão deverão ser cadastradas por um servidor do Poder Judiciário, que informará: Estado, Comarca, endereço do Fórum (onde os pretendentes da Comarca deverão acompanhar a transmissão), telefone, nome completo do responsável pelo recebimento do link de transmissão, além de seu e-mail e CPF.

Na segunda fase, entre os dias 19 a 30 de março, os postulantes à adoção e demais interessados poderão efetuar a inscrição, devendo informar o nome completo, e-mail e CPF, além de selecionar a Comarca em que acompanharão a transmissão.

 

TRANSMISSÃO:
O link de acesso da transmissão será encaminhado, na semana anterior ao início da programação, para o servidor indicado pela Comarca, conforme declarado no ato do cadastramento. Para garantir a qualidade da transmissão, é ideal que os Fóruns providenciem o espaço físico para a recepção dos participantes, além de se valer de equipamentos adequados, tais como: computador com acesso à internet (se possível televisão ou projetor para ampliar a imagem) e caixa de som, a fim de que todos os participantes possam assistir com garantia da qualidade de áudio e imagem.

 

CERTIFICADOS:

A frequência dos participantes deverá ser monitorada pela equipe do Fórum. A relação de dados, exclusivamente daqueles que obtiveram frequência integral (100% - cem por cento) no “Encontro de Preparação On-line para Pretendentes à Adoção”, deverá ser encaminhada até o dia 30 de abril de 2018, para o e-mail: ack@tjpr.jus.br, em arquivo no formato “.doc”, a fim de que sejam providenciadas as devidas certificações.
O certificado, exclusivo àqueles que obtiverem frequência de 100% (cem por cento) nos encontros, será emitido por meio do sistema da Escola da Magistratura do Paraná. Os participantes receberão por e-mail as devidas orientações para o acesso.

A certificação, a critério do Juiz de cada Comarca, poderá ser utilizada para os fins do Art. 197-C, §1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, ou como parte desta preparação.

 

Observações importantes:

1. Cabe ao Juiz da Vara da Infância e da Juventude deliberar sobre aproveitamento da preparação para os fins do art. 197-C, §1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente;
2. Este encontro de preparação NÃO exclui as demais etapas do processo de habilitação para adoção (orientações, avaliações, entrevistas, estudos, visitas etc.).
3. Recomenda-se que, após as palestras, a Equipe Técnica (quando existente) aprofunde os temas propostos e promova debates entre os participantes.
4. Importante que a Equipe Técnica ou os responsáveis pelas avaliações dos pretendentes à adoção de cada Comarca inscrita participem da preparação.

 

Secretaria do Evento

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Telefone: 55 41 3200-2602
    Contato: Arlete