CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
LATO-SENSU EM DIREITO APLICADO
Matrículas abertas nos Núcleos de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa
Curso Anual e Presencial
Certificado de Pós-Graduação (526 horas/aula).
Disciplinas Práticas Processuais Cível e Criminal - Análise das Petições, Despachos, Audiências Simuladas e Decisões, Professores Magistrados em turmas com 14 alunos.
Disciplinas Teóricas
Corpo Docente Formado por Mestres e Doutores

MATRICULE-SE

SOBRE O CURSO

A Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), está com matrículas abertas para o Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Direito Aplicado.

Para ingressar no curso, os interessados devem ser bacharéis em Direito ou estar concluindo graduação em Direito até o mês de março de 2019. 

O Curso de Pós Graduação é ofertado em 528 horas/aula e está credenciado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, como Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização. 

O objetivo do curso é preparar futuros magistrados para o exercício da judicatura e despertar vocações, mediante estudos de casos concretos por via de discussão, audiências simuladas e prolação de decisões.

O curso também se reveste de importância aos interessados em aprimorar e especializar seus conhecimentos, visando a preparação para concursos públicos em especial para a magistratura.

O curso é desenvolvido com disciplinas teóricas e práticas, sendo que as práticas têm como metodologia, o estudo de processos cíveis e criminais com professores que são magistrados.

Em função da metodologia aplicada a EMAP recebeu da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o Prêmio Selo ENFAM, como a melhor Escola de Magistratura do Brasil.

AULAS PRÁTICAS

O Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Direito Aplicado. apresenta metodologia diferenciada dos cursos de pós-graduação, no tocante às aulas de Prática Processual Civil e Criminal.

O grande diferencial se dá pelo fato da turma se dividir em pequenos grupos de até 12 cursistas, que se reúnem por duas vezes na semana, durante o curso, para estudo dos autos de processos reais, já julgados. Os cursistas, orientados por juiz de direito experiente, estudam os autos, discutem os fundamentos e desenvolvem a convicção sobre o caso, elaborando as peças específicas do magistrado, como despachos e sentenças. A avaliação da aprendizagem é processual e somativa, de forma que os cursistas recebem acompanhamento individualizado e retorno constante das avaliações. Cada processo é estudado na íntegra, inclusive com simulação de audiência onde os cursistas representam os papéis de juiz, promotor, réu, advogado etc. Ao término do estudo de cada processo, que dura de dois a seis encontros, o grupo é orientado por outro professor. Este rodízio de professores possibilita ao cursista, uma visão mais ampla da função jurisdicional. 

AULAS TEÓRICAS

Presencial: Direito Constitucional, Direito Civil (Parte Geral, Coisas, Obrigações e Sucessões), Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Empresarial, Direito Administrativo, Direito Tributário e Práticas Processuais Cível e Criminal.

A distância (EaD): Metodologia da Pesquisa Jurídica, Teoria Geral do Direito e da Política, Direito Civil (Família), Direito das Relações de Consumo, Direito da Infância e Juventude, Direito Eleitoral, Direito Ambiental, Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária e Técnicas de Conciliação, Ética e Estatuto Judiciário da Magistratura Nacional e Organização Judiciária e Filosofia do Direito e Hermenêutica.

PROFESSORES

Pesquise e selecione o núcleo que o professor ministra as aulas.


Illegal mix of collations (latin1_swedish_ci,IMPLICIT) and (utf8_general_ci,COERCIBLE) for operation 'like'