Notícias


Diretor Geral da EMAP participa da posse do Ministro Mauro Campbell Marques como diretor-geral da Enfam

O Diretor-Geral da EMAP, Juiz Osvaldo Canela Junior, participou nesta quinta-feira (1º/9) da cerimônia de posse do ministro Mauro Campbell Marques como novo diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A solenidade contou com a presença da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura; do vice-presidente do STJ e do CJF, ex-diretor-geral da Escola, ministro Og Fernandes; do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes; do presidente da Associação de Juízes Federais do Brasil, Nelson Alves; do corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão; da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil.

Enfam

A Escola é o órgão oficial de treinamento de juízes estaduais e federais. Cabe a ela regulamentar, autorizar e fiscalizar os cursos oficiais para ingresso, vitaliciamento e promoção na magistratura. Criada pela Emenda Constitucional 45, que promoveu mudanças na estrutura do Poder Judiciário, a Enfam foi instituída em 30 de novembro de 2006, por meio da Resolução 3/STJ.

Mauro Campbell Marques

O ministro Mauro Campbell Marques é natural de Manaus e se formou em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro. Após sua posse como promotor de Justiça, em 1987, exerceu diversas atividades na área de segurança pública, como as de secretário de Justiça e secretário de Segurança Pública no Amazonas. Era procurador-geral de Justiça do Amazonas quando foi indicado ao cargo de ministro do STJ, em 2008, onde integra atualmente a Segunda Turma e a Primeira Seção, tendo exercido a presidência de ambos os colegiados, além de participar da Corte Especial. É membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e exerce a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Integrou a comissão de juristas da Câmara dos Deputados, destinada a elaborar anteprojeto para a sistematização das normas do processo constitucional, criada em 2020. Mauro Campbell também foi professor do curso de Direito da Universidade Nilton Lins (AM) e participou de várias bancas examinadoras em concursos para ingresso no Ministério Público.

Comentários Facebook

Escola da Magistratura do Paraná
02/09/2022

 

Voltar