EMAP dá início ao curso “Resolução de Conflitos na Era Digital” e promove debate sobre os desafios do Judiciário na sociedade conectada
Com foco na inovação e na capacitação da magistratura frente às transformações tecnológicas, a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) deu início, no dia 2 de abril, ao curso “Resolução de Conflitos na Era Digital”. A formação, voltada exclusivamente a magistrados, é ofertada de forma 100% online e segue até o dia 2 de maio.
Com a adesão de mais de 90 magistrados, a EMAP, em parceria com a Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), retorna, após dois anos, à oferta de formação continuada para magistrados, reforçando seu papel como agente fundamental na atualização e aperfeiçoamento da carreira judicial.
O curso propõe uma reflexão crítica e atualizada sobre os impactos das tecnologias da informação no sistema de justiça, abordando temas essenciais como o processo judicial eletrônico, inteligência artificial, sessões virtuais, além de mediação e conciliação por videoconferência.
Entre os destaques da programação está a mesa-redonda digital “Novos Conflitos na Era Digital”, conduzida por tutores magistrados e marcada pela intensa participação dos alunos. A atividade fomentou o debate sobre questões emergentes como privacidade digital, riscos ao consumidor online e as novas possibilidades de resolução de litígios no ambiente virtual.
Com essa iniciativa, a EMAP reafirma seu compromisso com a formação continuada da magistratura, conectando a atuação judicial às demandas contemporâneas de uma sociedade cada vez mais digital.