Novidades dos Concursos


Bons hábitos de estudo

Você sabia que até mesmo para estudar há maneiras certas e erradas?

Pois é, estudar de qualquer jeito pode prejudicar muito o seu desempenho.

Vamos ver algumas dicas úteis para criar o que chamamos de bons hábitos de estudo:

Por exemplo, imagine uma situação em que você precisa aprender um conceito importante durante a aula. Vamos pensar que você esteja afim de gastar uma hora do seu tempo para ler sobre esse conceito. Você tem duas opções:

Na primeira opção você passa uma hora lendo ANTES de acessar o conteúdo da aula. Identificando o assunto, e fazendo suas anotações.

Já na segunda opção, você deixa para ler o material depois de acessar sua aula.

Em qual das duas situações você aprende mais?

Hoje sabemos que a primeira alternativa é a melhor. Quando você já conhece o conteúdo da aula você aprende mais, mesmo que seu tempo de estudo seja o mesmo. Isso acontece porque quem lê antes já sabe o que virá, e não será pego de surpresa pelo que será apresentado em aula. O desenvolvimento de uma aula não é como uma série com suas várias temporadas, onde não sabemos quais os destinos dos personagens. Em uma aula podemos saber em qual direção caminha a estrutura lógica do assunto. Isso, se você leu o conteúdo antes, é claro.

Alguns alunos não anotam nada ou quase nada durante o acesso da sua aula, mas também existem aqueles que não sabem o que é importante anotar. Uma coisa une esses dois tipos de alunos, eles ignoram as vantagens de anotar o que estão estudando, O fato de não conseguir anotar tudo que é dito quando assiste a videoaula é o maior aliado, só assim você é obrigado a selecionar os trechos mais importantes. Esse é o segredo. e não uma desvantagem.

Quando o professor fala, é como se estivesse em uma conversa silenciosa com ele, prestando atenção e se perguntando sempre: onde está o que mais interessa e o que não passa de detalhe? Como se organizam as ideias, como um conceito liga o outro, ou quais exemplos ajudam mais no entendimento da aula?

Quando anota-se, faz um exercício de selecionar ideias. Primeiro, quem anota aprende mais, pois está fazendo um esforço de capitar o principal da questão. Em segundo, ao anotar. o estudante distrai menos. Quando se está com sono ou tédio, é a melhor maneira de se retomar a atenção.

Outra dica bem importante é sublinhar o que você está lendo, marcando os pontos mais importantes. Escrever comentários a margem do texto também é válido.

Comentários Facebook

EMAP - Núcleo EAD
05/03/2021

 

Voltar