Independência do Judiciário no Espaço Lusófono

UNIÃO INTERNACIONAL DOS JUÍZES DE LÍNGUA PORTUGUESA – UIJLP

ASSISTA AO-VIVO CLICANDO NO PLAYER ABAIXO:

A UIJLP tem procurado colocar os juízes da lusofonia em exposição a diferentes áreas, procurando ampliar a sua compreensão sobre o Direito, a justiça e a cidadania, ao mesmo tempo que procura ajudá-los a descobrir novos interesses e possibilidades.

Para tal, engaja-se, em articulação com as entidades diversas no domínio técnico e humano, para fortalecer o estímulo ao pensamento crítico e ao debate intelectual da Magistratura.
É essencial para uma formação orgânica que obedece a conciliação do tecnicismo com a humanização, a chamada de palestrantes experientes e respeitados que compartilham as suas vastas experiências e conhecimentos sobre tópicos relevantes nas realidades a acautelar.

Para iniciar o ciclo de Palestras de 2024, a UIJLP convidou o escritor Mia Couto, atualmente um dos principais romancistas em Língua Portuguesa, para ser o orador do tema “INDEPENDÊNCIA DO JUDICIARIO NO ESPAÇO LUSÓFONO EM TRANSFORMAÇÃO”.

Para mediar a interlocução, a Juíza de Direito Jaqueline Allievi, filiada à Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB e Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná – AMAPAR, fará o papel de debatedora.

O evento, uma parceria com a AMAPAR e sua Escola da Magistratura do Paraná – EMAP, será coordenado pelo Presidente da UIJLP, Juiz de Direito Carlos Pedro Mondlane, e com organização a cargo do Juiz de Direito Geraldo Dutra de Andrade Neto, Secretário Executivo da UIJLP e Secretário de Relações Internacionais da AMB.